segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Aproveite melhor seus alimentos



Aproveitando melhor os alimentos evitamos o desperdício e também aproveitamos  melhor todos os nutrientes.

Vejam também na "página de receitas" algumas formas saborosas de aproveitar melhor os alimentos.

E lembrem-se sempre que possível prefiram produtos orgânicos, pois são mais saborosos, nutritivos e não agridem nosso planeta.

1: Descascar menos os alimentos!
Antes de prepará-los é preciso descascar o mínimo possível e ainda utilizar a casca dos alimentos para melhor aproveitar seu valor nutricional, pois em muitos alimentos perde-se boa parte dos nutrientes quando não utilizamos suas cascas.

2: Use pouca água em preparos!
Use pouca água no preparo dos alimentos, pois eles podem acabar perdendo seus nutrientes e minerais, que ficarão dispersos na água, portanto para melhor aproveitar o valor nutricional das hortaliças é melhor usar pouca água no cozimento e preparo.

3: Reutilize a água!
É preciso reutilizar a água usada no cozimento dos alimentos para serem usadas no preparo de outros alimentos, como sopas, caldos e molhos, evitando assim a perda daqueles nutrientes que se concentraram naquele líquido.

4: Cozinhar e depois refogar: não!
Não cozinhe e depois refogue as verduras folhosas, é preciso refogá-las cruas e depois cozinhá-las.

5: Consuma o alimento no mesmo dia
Hortaliças costumam murchar se guardadas por muito tempo, então é preciso consumi-las no mesmo dia em que forem compradas sempre que possível, ou ao menos no mesmo dia em que forem preparadas para a refeição.

6: Não faça sucos de hortaliças e frutas muito antes do uso, pois perdem seus nutrientes, minerais, enfim, seu valor nutritivo.

Vale lembrar que as hortaliças são grandes fontes de diversos minerais e vitaminas, e possuem poucas calorias, tornando-as excelentes para dietas de pessoas que querem perder peso com saúde.

Fonte: nutriçãoemfoco

Nenhum comentário:

Postar um comentário